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Anunciar com exclusividade ou não? Eis a questão...

Muitos proprietários escolhem anunciar seus imóveis com vários corretores ao mesmo tempo, sem dar exclusividade a nenhum deles. Eles acreditam que, dessa maneira, terão mais pessoas anunciando o imóvel e que ele será divulgado em mais lugares, em várias imobiliárias diferentes e não apenas em uma. No entanto, essa ideia pode ser fruto de falta de informações sobre como o ramo imobiliário funciona e sobre como uma imobiliária trabalha quando tem ou não exclusividade no anúncio de um imóvel. Para ajudar a esclarecer essas informações e acabar com equívocos sobre a exclusividade na negociação, criamos este artigo com o objetivo de explicar aos proprietários o que acontece quando eles cadastram um imóvel com e sem exclusividade em uma imobiliária.

É importante destacar que, ao dar exclusividade no anúncio do imóvel a uma imobiliária, esta se torna responsável pela negociação e tem garantida a comissão sobre o negócio firmado. Na visão da imobiliária isso significa que pode ser elaborado um melhor plano de publicidade e investido um valor mais alto na divulgação do imóvel sem temer que seu anúncio seja ´´roubado´´ por outra pessoa, empresa ou corretor. Com a exclusividade, a imobiliária pode investir “pesado” na publicidade e garantir que o imóvel tenha maior visibilidade e possibilidade de venda.
Por outro lado, não dar exclusividade desestimula a imobiliária a investir um valor alto em publicidade já que não há certeza de retorno sob o investimento. Sem exclusividade, a imobiliária cria apenas anúncios simples com baixo investimento. Mesmo que o imóvel seja anunciado em várias imobiliárias, todas farão apenas pequenos investimentos financeiros na publicidade.

Existem aplicativos que permitem que imobiliárias compartilhem imóveis exclusivos com outras em uma parceria de negócios. Isso não gera custos adicionais ao proprietário, já que a comissão é dividida. No entanto, para compartilhar o imóvel em aplicativos de captação, a imobiliária deve ter exclusividade no anúncio. Se não possuir exclusividade, não poderá compartilhar o imóvel em parceria - o que é um problema e um ponto negativo.

Aplicativos como Órulo, DWV e Studio 360 permitem que uma imobiliária compartilhe um imóvel exclusivo com mais de 150 outras imobiliárias, criando uma grande rede de anunciantes que abrange não apenas a cidade do imóvel, mas todo o estado e país. Se o proprietário não der exclusividade no anúncio do imóvel, ele pode estar perdendo a oportunidade de receber um serviço profissional exclusivo, com direitos e deveres protegidos.

Many owners choose to advertise their properties with several brokers at the same time, without giving exclusivity to any one of them. They believe that this way they will have more people advertising the property and that it will be advertised in more places, with several different real estate agents and not just one. However, this idea may be the result of a lack of information about how the real estate business works and how a real estate agent works when they have or don't have exclusivity when advertising a property. To help clarify this information and put an end to misconceptions about exclusivity in negotiation, we have created this article with the aim of explaining to property owners what happens when they register a property with and without exclusivity with a real estate agency.

It is important to point out that by giving exclusivity in the listing of a property to a real estate agency, the latter becomes responsible for the negotiation and is guaranteed commission on the deal signed. From the real estate agent's point of view, this means that they can draw up a better advertising plan and invest more money in publicizing the property without fearing that their ad will be "stolen" by another person, company or broker. With exclusivity, the real estate company can invest "heavily" in advertising and ensure that the property has greater visibility and the possibility of a sale.
On the other hand, not giving exclusivity discourages the real estate company from investing a high amount in advertising since there is no certainty of a return on investment. Without exclusivity, the real estate agency only creates simple ads with low investment. Even if the property is advertised with several real estate agencies, they will all make only small financial investments in advertising.

There are applications that allow real estate agencies to share exclusive properties with others in a business partnership. This does not generate additional costs for the owner, as the commission is split. However, in order to share the property on capture apps, the real estate agent must have exclusivity on the ad. If they don't have exclusivity, they can't share the property in partnership - which is a problem and a negative point.

Apps such as Órulo, DWV and Studio 360 allow a real estate agent to share an exclusive property with more than 150 other agents, creating a large network of advertisers that covers not only the city of the property, but the entire state and country. If the owner doesn't give exclusivity to the property listing, they could be missing out on the opportunity to receive an exclusive professional service, with protected rights and duties.




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